terça-feira, 27 de setembro de 2011

Qual a diferença entre ensino a distância e educação a distância?

Educação e ensino, independentemente da modalidade adotada, são freqüentemente usados como sinônimos, porém, embora seus significados se assemelhem é preciso distingui-los.
Sem recorrer a teorias sofisticadas, uma consulta aos dicionários pode ajudar. Aurélio B. H. Ferreira, assim define educação:"Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social".
Já ensino  é "Transmissão de conhecimentos, de informações ou de esclarecimentos úteis ou indispensáveis à educação".
Com essas definições, concorda Caldas Aulete. Educação: "Ato e efeito de educar, de desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais da criança e, em geral, do ser humano" Ensino, para o mesmo autor é: "Ação de ensinar; instrução, ensinamento, educação".
Corroborando essas definições, consultamos o livro "Psicologia da Aprendizagem" do Prof. Samuel Pfromm Netto: "A educação é concebida como um conjunto de experiências pessoais ativas, dinâmicas, mutáveis por meio das quais o indivíduo seleciona, absorve e incorpora informações, relacionando-as com as que já dispõe em seu repertório e as reorganiza expressa ou utiliza para criar novas informações, orientar suas ações, agir junto a outras pessoas ou modificar o ambiente". Para ele, "Ensino é essencialmente uma relação de ajuda ou de auxílio interpessoal, na qual alguém que dispõe de mais experiência e mais conhecimentos influencia outraspessoas de várias maneiras: leciona, orienta, mostra, explica, demonstra, exemplifica, pergunta, responde, estimula, corrige, dirige debates, supervisiona, esclarece, prepara, propõe e acompanha atividades, incentiva e guia quem aprende quanto ao uso adequado de materiais e recursos, facilita a compreensão e o desempenho adequados, fornece os preceitos ou fundamentos de uma ciência, técnica arte ou habilidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário